Município reativa centro de atendimento

Recursos possibilitam criação de novos programas e auxiliam no pagamento de profissionais

Ao assumir em janeiro um dos primeiros projetos encaminhados pelo atual prefeito Paulo José Grunewald foi a reativação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Após várias tentativas junto ao governo federal, a secretária de Saúde, Heidi Grunewald comemora a conquista. “Além de auxiliar no pagamento dos profissionais, será possível contratar outros e colocar novos projetos em prática, como o funcionamento integral do Complexo Vida Saudável”, destaca.

Entre as metas para o próximo ano é a ativação das piscinas de hidroginástica, natação e demais exercícios dentro da água. “Hoje temos várias pessoas que necessitam deste tratamento. Queremos contratar uma professora de educação física e iniciar o atendimento”, afirma.

As oficinas com os grupos terapêuticos e de idosos serão intensificadas com o desenvolvimento de novas atividades. Segundo Heidi, é a oportunidade de melhorar a qualidade de vida e criar novas políticas para auxiliar quem está em situação de vulnerabilidade social.

Os primeiros recursos foram recebidos em setembro, após o município ser aprovado em visita técnica da Assessoria do Departamento de Assistência Social (DAS/RS) a qual foi de parecer favorável a reativação do Cras.

 

Sobre o projeto

 

O complexo de saúde foi apresentado à comunidade em julho de 2011, sendo considerada inovadora na região. Dispõe de duas piscinas térmicas, salas de musculação, de ginástica, para a prática de artes marciais, consultório de nutricionismo, fisioterapia e massagem terapêutica. O prédio é equipado com vestiários masculino e feminino adequados para deficientes físicos, sala administrativa, portaria e depósito.