Secretaria inicia recuperação de estradas

Objetivo é melhorar a trafegabilidade e o escoamento da produção nas comunidades do interior

A Secretaria de Obras começou esta semana o cronograma de recuperação das estradas em várias comunidades do interior. Conforme o diretor de departamento Gerson Drebes, os trabalhos iniciaram em Arroio Alegre. Além da estrada geral, foram recuperados acessos, além da colocação de brita e a abertura de valetas. “Assim evitamos alagamentos em dias de chuva e o leito fica preservado por mais tempo”, comenta.

            Segundo o secretário de Obras, Henrique Krüger, a equipe também efetuou melhorias na Vila Storck, entre o pórtico de entrada e a ponte do Storck. “São Vitor recebe as máquinas esta semana ainda. Lá alguns trechos estão mais precários. Além da roçada, faremos o patrolamento e a colocação de material”, adianta.

 

Moradores aprovam

 

            O produtor José Altemir Locatelli, de Arroio Alegre elogiou o serviço. “A recuperação do acesso com a colocação de brita facilita a entrada do transportador de leite”, destaca. A família comercializa em média 200 litros diários. Para ele, é necessário investir no setor primário, principal fonte de arrecadação. “Sem auxílio cada vez mais produtores desistem”, lamentando a perda de R$ 42 mil devido aos calotes de duas laticínios.

            Oscar Locatelli investe na produção de leite, 250 litros por dia e mantém 400 suínos no sistema de terminação. Cita a importância de manter a estrada em boas condições de trafegabilidade. “Sem roçada e a falta de patrolamento deixou a comunidade com aspecto de abandono. Agora está ótimo. Além dos bueiros abertos, em vários pontos a rua foi alargada e feita a colocação de material. Facilita o escoamento da produção”, afirma.