Secretaria de Saúde descentraliza atendimentos

Atividades aproximam população dos serviços prestados e melhoram qualidade de vida

Walli Auler, 78, aprovou a iniciativa de descentralizar o atendimento dos profissionais da Secretaria de Saúde. “É ótimo. Podemos medir a pressão arterial, retirar nossas receitas e agendar consultas”, destaca.

Recorda da época em que o município era distrito de Lajeado. Além das dificuldades de deslocamento, a maioria dos procedimentos era cobrado. “Se fosse alguma urgência, o jeito era buscar atendimento particular. Hoje temos médico em casa, acompanhamento de agentes de saúde e quase tudo é de graça. Estamos muito satisfeitos”, afirma.

Claci Müller, 70, concorda. Elogia os programas desenvolvidos e destaca a importância de trabalhar a prevenção. “Nas rodas de conversa temos a oportunidade de perguntar e tirar nossas dúvidas. Nem sempre precisamos consultar, Ás vezes uma explicação já nos ajuda”, comenta.

Ilse Bauer Wunder, 80, enaltece o trabalho das agentes comunitárias de saúde. “É fundamental termos esta orientação para prevenir doenças e conseguir esclarecer dúvidas. Através das visitas ficamos sabendo das ações desenvolvidas, horários de atendimento e com quais profissionais podemos nos consultar”, diz.

Além delas, um grupo de aproximadamente 35 pessoas participaram do primeiro encontro de saúde organizado pela secretaria dentro das ações do Programa de Valorização da Vida, lançado em setembro do ano passado. A reunião ocorreu na Sociedade XV de Novembro, em Bauereck.

Segundo a secretária Heidi Grunewald, o objetivo é levar às comunidades os profissionais e trabalhar a saúde preventiva. “Nosso foco é melhorar a qualidade de vida da nossa população”, observa.

Além de palestras, ocorre a verificação da pressão arterial, renovação de receitas, marcação de consultas e exames como o pré-câncer, mamografia e esclarecimentos quanto aos atendimentos prestados na Unidade Básica, CRAS, consultórios dentários e Clínica. 

 

Horários e profissionais

 

Zollianne Amaro Pena – Médica - Estratégia Saúde da Família

Segunda a sexta-feira: 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Quartas-feiras - 7h30min às 11h30min e das 12h às 17h

Djacir de Lima Freitas – Médico Clínico Geral

Terça e quinta-feira de tarde. Sexta-feira conforme demanda

Aline Vollrath Bento – Médica Psiquiatra

Segunda e quinta-feira: 7h30min às 11h30min

Quarta-feira - 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Nander Xavier – Médico Ginecologista

Terça-feira de manhã

Vanessa Dresch Xavier – Médica Pediatra

Terça-feira de tarde

Agende-se

O próximo encontro ocorre no dia 3 de abril, na Sociedade Carlos Gomes, na Vila Storck. As atividades iniciam às 13h30min.