Projeto oferece atividades físicas gratuitas

Inscrições podem ser feitas no CRAS. Objetivo é estimular a prática de exercícios

Um dos projetos a ser desenvolvido nos próximos meses pela Secretaria da Saúde, Habitação e Assistência Social é a formação de grupos para estimular a prática de atividades físicas nas academias instaladas na área do Complexo Vida Saudável. 

Conforme a secretária Hedi Grunewald os encontros além de estimularem a coordenação motora, agilidade, flexibilidade e condicionamento físico, recuperam a autoestima dos participantes. “A prática de exercícios físicos melhora a qualidade de vida das pessoas. É perceptível os reflexos positivos que a atividade traz na capacidade de socialização”, analisa.

As aulas com duração máxima de uma hora serão ministradas de forma gratuita pela professora de Educação Física Mariel Machado Melo. “Basta se inscrever. Todo acompanhamento é gratuito”, explica.

Podem participar das aulas pessoas com idade acima de 16 anos. Para estimular o acesso de quem trabalha durante o dia, serão ministradas aulas também no período da noite.

Outra proposta é a formação de grupos para organizar caminhadas orientadas. Segundo Heidi, em breve começam a funcionar as piscinas instaladas no complexo. “Passaremos a ter aulas de hidroginástica e natação”, adianta.

De acordo com Mariel os moradores só terão que se consultar com médico para verificar se há a autorização para prática de atividade física.

 

Benefícios

Combater o excesso de peso;

Melhorar a auto-estima;

Diminuir a depressão;

Diminuir o estresse e o cansaço;

Melhorar a postura.

Inscrições

Os interessados em participar dos grupos podem se deslocar até a Clínica, localizada ao lado do Posto de Saúde. A unidade está aberta entre 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.