Encontro aborda plantio agroecológico

Na tarde de hoje, dia 12, a Emater em parceria com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia e Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza encontro para debater técnicas de plantio agroecológico, com foco na seleção de sementes crioulas.

Segundo o chefe do escritório Arthur Eggers, o tema será “Comida boa na mesa”. “Queremos apresentar formas de cultivar alimentos sem agrotóxicos e ressaltar a importância de preservar as sementes crioulas”, comenta. 

O tema será enfocado pelo engenheiro Agrônomo do Capa com atuação no Vale do Taquari, Lauderson Holz, pastor da IECLB Jair Dragon e a extensionista do escritório municipal da Emater de Progresso, Simone Wobeto. Outro assunto a ser debatido é a proteção de fontes de água natural e saneamento básico na propriedade rural.

Participam da capacitação os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello, famílias assistidas pelo Plano Socioassistencial, grupos do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF)  e Inclusão Social e Produtiva no Campo, desenvolvido em parceria com a Languiru.

Programação

13h30min – Recepção

13h40min – Momento espiritual com Pastor Jair Dragon - referente a terra, envolvendo conservação de solo

14h - Qualidade da água e proteção de fontes com Simone. Wobeto

14h45min - Intervalo

15h10min - Agroecologia, sementes crioulas, demonstração de mini moinho com pedra, seleção de sementes, demonstração de variedades de milho crioulo e visita à lavoura

16h10min - Confraternização com degustação de bolo farinha de milho crioulo orgânico

Foto Giovane Weber/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Forquetinha