Daer recebe projeto de construção de nova ponte

Investimento será de R$ 1,4 milhão com recursos próprios. Proposta aguarda liberação para iniciar trabalhos

O projeto de construção de uma nova ponte sobre o Arroio Alegre, no centro, foi apresentado ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) pelo secretário do Planejamento, Indústria e Comércio Vianei André Noll e o secretário de Administração e Fazenda, Roberto Luis Müller.

O engenheiro civil e diretor de Gestão e Projetos (DGP), Sívori Sarti da Silva, elogiou a inciativa. “Enquanto a maioria dos municípios nos pede auxílio financeiro para realizar obras, Forquetinha nos apresenta um projeto a ser executado com recursos próprios. É louvável esta atitude e demonstra eficiência na gestão dos recursos”, destaca.

A proposta passará por uma análise criteriosa do Daer esta semana e a previsão é de que esteja aprovada até o fim do mês. “Ele nos garantiu agilidade na liberação da licença, pois está tudo dentro dos conformes legais”, observa Müller.

Segundo Noll, apesar da ponte ser construída em um trecho municipalizado da rodovia, o Executivo entendeu ser necessário levar a proposta ao Daer. “Evitamos assim qualquer tipo de transtorno no futuro”, assegura.

“Maior obra da história”

O prefeito Paulo José Grunewald classifica o projeto como o maior a ser executado nos 22 anos de emancipação da cidade. Além de garantir mais segurança aos usuários, melhora a trafegabilidade. “A atual estrutura, erguida em 2001, após a enchente arrancar a antiga ponte, é muito estreita e necessita de manutenção constante devido a uma parte ainda ser de madeira”, explica.

Outro empecilho é o limite de peso – 24 toneladas - situação o qual obriga muitos motoristas a percorrer rotas alternativas para chegar ao destino.

Para saber

A ponte terá cerca de 63 metros de comprimento e 8,60 metros de largura. Haverá pista dupla e passagem específica de pedestres. A capacidade de peso será de 45 toneladas. A nova estrutura será construída em linha reta para facilitar o deslocamento de veículos. O investimento será de R$ 1,4 milhão, com recursos próprios.

 

Foto e Texto Giovane Weber - Assessoria de Comunicação de Forquetinha