Cheque Incentivo beneficia 306 famílias

Programa distribui R$ 150 mil. Recurso é aplicado na compra de ureia e sementes forrageiras

O casal Ari e Lisane Athaus, de São Vitor, trabalham em parceria com a filha Ariana e o genro Luis Antônio Franck na criação de suínos e leite. Eles estão entre os 306 produtores beneficiados pelo Programa de Cheque Incentivo. Com vendas acima de R$ 50 mil registradas no talão de produtor em 2017, o bônus para a compra de sementes de forrageiras e ureia chegou a R$ 703.

Conforme Luis é importante fortalecer o setor primário, responsável pela maior parte da arrecadação. “Somos muito bem atendidos. São mais de 40 programas à disposição. Ajudam a qualificar nossa produção e elevar a rentabilidade. Esperamos que continue assim”, comenta.

Elogiam os trabalhos executados pela Secretaria de Obras, Viação e Interior e Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente. Durante o ano a família foi beneficiada com o transporte de dejetos líquidos, terraplenagem para construção de um galpão e colocação de material nos acessos.

Conforme o secretário de Agricultura Adair Pedro Groders, os depósitos referentes ao programa serão feitos até o dia 28 de maio na conta do produtor. Quem estiver em
débito com a Secretaria da Fazenda precisa regularizar a situação para ter direito ao
auxílio, esclarece. Este ano o governo municipal aplicará R$ 150 mil no programa.

O prefeito Paulo José Grunewald cita o desenvolvimento de 40 programas de incentivo no setor primário. “Este setor, responsável em gerar 74,51% da arrecadação, recebe toda nossa atenção”, afirma.

Por ano são gerados R$ 31,6 milhões de valor adicionado. Existem 336 produtores de leite (7,4 milhões de litros de leite ao ano), 32 chiqueiros e 17 aviários.

Produtor valorizado

O casal Jonas e Claudia Bauer, de Arroio Abelha II destacam a importância dos programas para incrementar a renda da família. “Nos sentimos valorizados e motivados a produzir. O segredo para permanecer na agricultura está na qualidade do produto entregue à indústria e na profissionalização”, afirma Jonas.

Na propriedade são mantidos em torno de 2 mil suínos na fase de terminação. Nos últimos anos investiram cerca de R$ 2,5 milhões em infraestrutura. “Conseguimos atingir uma das melhores médias da integradora em todo país. Ganhamos R$ 31,18 por cabeça”, orgulha-se.

Fique atento

Tabela de valores    Incentivo de ureia    Incentivo semente de forrageira
R$ 2.534,36 até R$ 7.603,13    82,37    82,37
R$ 7.603,14 até R$ 15.206,22    164,73    190,08