Saúde bucal beneficia alunos

Tornar a escovação dos dentes um momento divertido e natural é um dos objetivos do Programa Saúde Bucal nas Escolas. Desenvolvido pela Secretaria da Saúde, Habitação e Assistência Social em parceria com a Secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, o trabalho consiste em realizar atividades nas salas de aula dos colégios de Ensino Fundamental João Batista de Mello e Educação Infantil Brincar Construindo para destacar a importância de manter uma boa saúde bucal. “Quanto mais cedo trabalhamos isso nas crianças, maiores são as chances de termos adultos saudáveis e comprometidos com o próprio bem estar”, afirma a secretária da Saúde Heidi Grunewald.

De acordo com a coordenadora Geral Méri Schmidt Bombardelli, a ideia é gerar a motivação nas crianças para o hábito de escovar os dentes, por meio do trabalho pedagógico. “É uma oportunidade também para cultivar um vínculo positivo com a figura do dentista, para as visitas periódicas serem um momento bom e não um motivo de medo, de sofrimento”, explica.

O trabalho será desenvolvido com apoio dos dentistas Diego Kehl e Camila Arrosi. Nas visitas também é feita avaliação de risco dos pacientes e quando há a necessidade de intervenção odontológica, os casos são encaminhados para os consultórios municipais.

Os detalhes do projeto foram debatidos em reunião com as diretoras das escolas, Adriana Meneghini Lermen e Gisele Gisch, dentista Camila e a secretária da Educação Aline Bianchetti Huppes.

Foto e Texto Giovane Weber- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha