Elaboração de caldas naturais é tema de atividade

Um grupo de 30 agricultores esteve reunido na tarde da última sexta-feira, no Parque de Exposições, em Bauereck, para uma atividade sobre elaboração de caldas naturais para pomares domésticos. Na ocasião, o chefe do escritório da Emater Arthur Eggers, repassou aos presentes receitas para a produção de caldas de cinzas e bordalesa que contribuem para a prevenção de pragas e doenças na fruticultura.
Além das caldas, o extensionista abordou o ciclo biológico da mosca-das-frutas, bem como alternativas de armadilhas para a captura do inseto, sem a necessidade do uso de agrotóxicos.
Eggers destacou a importância desse tipo de trabalho, mesmo quando voltado para agricultores que tenham a fruticultura apenas para o autoconsumo. “O controle biológico contribui para uma alimentação mais saudável”, destaca o auxiliar João Pedro Welzbacher.  
Para este mês, em data ainda a ser definida, ocorre uma tarde de campo na propriedade do agricultor Sideno Wolfart. A atividade ensina formas de fazer a poda de frutíferas.
Foto Roberto Luis Müller e Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha