Dentistas avaliam saúde bucal dos alunos

Evitar as cáries e outras doenças bucais é o propósito do Programa Saúde Bucal nas Escolas, desenvolvido pelas secretarias da Saúde, Habitação e Assistência Social em parceria com a secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto.
Uma equipe de profissionais das duas pastas, acompanhados dos dentistas Diego Kehl e Camila Arossi, fazem a avaliação da saúde bucal dos estudantes.  
Recentemente os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello participaram da ação. Foram avaliadas 129 crianças. Destas 47 precisam fazer algum tipo de procedimento odontológico.
Na ocasião, a médica do Programa Estratégia de Saúde da Família, Zollianne Amaro Pena, fez o teste da visão. Vinte e quatro alunos serão encaminhados com um oftalmologista.
Os estudantes da Escola de Educação Infantil Brincar Construindo também já passaram pela avaliação.


Hábitos saudáveis


A secretaria de saúde, Heidi Grunewald, o objetivo deste trabalho é estimular a prática de hábitos saudáveis de escovação, com orientações e atividades lúdicas para os alunos. “Conseguimos mostrar para os alunos e seus pais a importância de cuidar da saúde bucal, incentivando e orientando a correta higienização dos dentes”, destaca.
Por mês são atendidas em torno de 260 pessoas nos dois consultórios dentários. Além, são confeccionadas mais 20 próteses mensalmente.


Fotos Divulgação e Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha