Vigilância orienta contra dengue

O município promove diversas atividades para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Um grupo formado por integrantes da 16ª Coordenaria Regional de Saúde de Lajeado, agentes comunitárias de Saúde e equipe da Vigilância Sanitária participaram de um encontro de orientação.

Conforme a agente responsável em fazer as vistorias, Jaqueline Maria Seidel Bolkenhagen, o objetivo é alertar a população sobre a importância de eliminar possíveis focos de mosquito em vasos, vasilhas e outros pontos em que possa haver água parada. “É o segredo para evitar a doença”, afirma.

Durante a visita o grupo aprendeu técnicas para evitar água parada nos vasos de flores, descartando todos os tipos de vasilhames ou objetos onde o inseto possa se criar. “Queremos que estas orientações sejam multiplicadas”, afirma.

Ajude a prevenir

– Não deixe, ao ar livre, lixo ou utensílios que possam acumular água;
– Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos;
– Trate a água de piscinas com cloro. Se não estiver usando, mantenha-as cobertas;
– Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;
– Esfregue as paredes internas dos bebedouros de animais domésticos semanalmente;
– Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos;
– Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato de areia;
– Coloque areia nos cacos de vidro dos muros;
– Tampe caixas d’água, tonéis, barris e latões.

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha