Avançam obras de construção de ponte

Nova estrutura deve ser concluída até julho. Investimento com recursos próprios chega a R$ 1,1 milhão

Ao passar pela antiga ponte erguida pelo Exército após as enchentes de 2001, a dona de casa Loemi Schneider, 65, fica admirada com a dimensão da nova estrutura. “Nunca acreditei que teríamos uma nova ponte. Era um sonho antigo da comunidade. Teremos mais segurança”, observa.

Ela destaca que a travessia hoje é perigosa tendo em vista o intenso movimento de carros e caminhões, pois é a principal ligação com os municípios de Canudos do Vale e Boqueirão do Leão. “A produção primária, tudo passa por aqui. O pior problema é a noite, pois o local é pouco iluminado e nem existe espaço para os pedestres caminhar. Com certeza será um investimento válido”, comenta.

Para Arnildo Gräbin, 71, a ponte encurta o trajeto para as empresas. Segundo ele, muitos veículos pesados são obrigados a percorrer rotas alternativas para chegar ao destino, pois excedem o limite de peso, que é de 24 toneladas. “Além disso, os custos com manutenção serão reduzidos. Como parte é de madeira, necessita de reparos constantes”, observa.

Elogia o investimento, considerado um dos maiores da história do município. “É um dinheiro bem aplicado, pois traz benefícios para todos”, avalia.

Término até julho

Conforme o secretário da Administração e Fazenda Roberto Luis Müller, a previsão é de concluir a obra até julho. “Torcemos para não termos nenhum problema burocrático ou mesmo climático para evitarmos atrasos”, observa.

O projeto é executado com recursos próprios. Serão aplicados R$ 1.145.829,93. Os serviços são realizados pela Lajecril Artefatos de Cimento, de Jacinto Machado - Santa Catarina.

Segundo o prefeito em exercício, Rene Becker, a obra é de extrema importância. Além de garantir mais segurança aos usuários, melhora a trafegabilidade. “Também melhora a visibilidade dos motoristas, pois a estrutura será construída em linha reta”, destaca.

Para saber

A ponte terá cerca de 63 metros de comprimento e 8,60 metros de largura. Haverá pista dupla e passagem específica de pedestres. A capacidade de peso será de 45 toneladas.

Texto Giovane Weber/FW Comunicação
Fotos Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha