Avenida Martin Luther recebe iluminação de LED

Projeto garante mais segurança aos moradores. Investimento nas obras alcança R$ 34 mil

A moradora Elisete Weirich, 56, elogia o projeto de iluminação de LED instalado na Avenida Martin Luther. Com a rua mais iluminada, além de aumentar a segurança, o deslocamento de pessoas e veículos é facilitado no período da noite. “Estava tudo sempre escuro. Com as novas luminárias o trajeto está mais claro e ficou seguro”, destaca.

Para ela, o novo modelo ajuda a coibir assaltos, roubos ou mesmo arrombamentos. A casa da família recentemente foi alvo de bandidos. “Tínhamos câmeras apenas nas laterais e como na avenida estava escuro, o ladrão tentou entrar pela porta da frente. Após as melhorias dificilmente isso voltará a ocorrer”, observa.

Conforme a dona de casa Vera Serafini, 51, o novo modelo de iluminação embeleza a cidade e traz mais segurança, tanto no trânsito, como para pedestres. “Temos o salão da comunidade e em dias de baile, além do perigo de acidentes pela falta de luminosidade, era perigoso andar a pé. Agora ficou muito bom”, comenta.

Tecnologia garante mais economia

Conforme o secretário de Administração e Fazenda, Roberto Luis Müller, foram instalados 12 postes entre o Posto de Gasolina do Tuia e a curva da comunidade evangélica. “As 12 lâmpadas antigas foram retiradas e colocadas em outros locais. Além de trazer mais segurança, a tecnologia utilizada garante economia, pois gasta menos energia e ilumina bem mais”, explica.

Conforme o prefeito Paulo José Grunewald o objetivo do projeto é melhorar a iluminação ao longo do trajeto. “Muitas pessoas fazem a caminhada diariamente no trecho e sempre no escuro. Agora está tudo iluminado, sem falar da economia que as novas lâmpadas vão trazer aos cofres públicos”, afirma.

A potência das lâmpadas é de 150 watts, com vida útil de 50 mil horas. O investimento, com recursos próprios, chega a R$ 34.655,18.  

Fotos e Texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha