Máquinas trabalham na recuperação de estradas

Equipe faz limpeza de valetas, bueiros, patrolamento e colocação de material

A secretaria de Obras, Viação e Interior trabalha para garantir melhores condições de trafegabilidade nas estradas do interior. Na semana passada a equipe trabalhou na localidade de Bauereck.

Na ocasião foi recuperado o trajeto entre a ponte até a divisa como município de Canudos do Vale. Entre os beneficiados está o funcionário público aposentado Romar Brietzke. Segundo ele, o trajeto está em precárias condições após as chuvas dos últimos meses. “Além dos buracos, as valetas estavam cheias de vegetação e os bueiros entupidos. Com o serviço realizado, ficou muito bom”, destaca.

Brietzke diz que o movimento de carros e caminhões aumentou após a estiva em Baixo Canudos ser danificada. Após a interdição, a maioria dos motoristas que transportam ração e animais para as integradoras utiliza a estrada. “O trabalho executado pela equipe é muito importante. Traz mais segurança e facilita o escoamento da produção”, afirma.

Álvaro e Ivone Kuhn, também elogiam os serviços. Na frente de casa a valeta estava tomada pela vegetação e a estrada era muito estreita. Ao longo da semana as máquinas fizeram a limpeza. “Em dias de chuva intensa a água transbordava e invadia o pátio. Agora o problema foi solucionado”, comenta Ivone.

Manutenção é prioridade

Conforme o secretário Henrique Krüger até o inverno todas as estradas do interior recuperadas. O trabalho é executado em forma de mutirão, sistema pelo qual é possível agilizar os serviços e economizar.

Destaca a boa oferta de material após a licença para extrair cascalhos do Arroio Forquetinha. “Isso deixa a estrada em boas condições de trafegabilidade por mais tempo. Limpamos bueiros e abrimos as valetas para ter um bom escoamento da água. Assim evitamos prejuízos em caso de enxurradas”, entende. O serviço é feito com auxílio de uma motoniveladora, retroescavadeira, caminhões, rolo compactador e zelador.

Obrigação

Para o prefeito Paulo José Grunewald é obrigação do município manter as estradas em boas condições para escoar a produção primária, responsável por mais de 70% da arrecadação. “Este modelo adotado garante economia de combustível. Uma vez bem feito, é preciso apenas fazer a manutenção de forma regular”, diz.

Nas próximas semanas será recuperada a estrada em Picada Hünemeier e a estrada até a divisa de Marques de Souza.

Fotos e texto Giovane Weber – Assessoria de Comunicação de Forquetinha