Espetáculos despertam importância da preservação

Peças teatrais evidenciam a necessidade de cuidar dos recursos naturais no planeta

Cuidar da natureza e pensar no futuro foram as mensagens que os alunos, pais e comunidade levaram para casa na tarde de ontem. Alusiva à Semana Municipal do Meio Ambiente, programação ocorreu no Salão de Pedras, do Parque de Exposições Christoph Bauer.

As atividades iniciaram com a apresentação da peça teatral “Uma reunião para salvar o mundo”, organizada por estudantes da Escola João Batista de Mello. Lucas Henrique Gehl, 13, interpretou o “Senhor Ambiente” e falou da importância de todos ajudarem a preservar os recursos naturais. “Separar o lixo, não poluir os arroios, plantar uma árvore, cuidar das vertentes, reduzir o consumismo e reciclar. Todos precisam se envolver mais. O futuro depende das ações de agora”, entende.

Em seguida, um grupo de alunas deixou sua mensagem através da dança, música e cartazes. A diretora Adriana Meneghini Lermen disse que pequenas atitudes ajudam a mudar a realidade de todos. “O meio ambiente é o lugar onde vivemos e por isso precisa estar bem cuidado”, comenta.

A secretária da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Deisi Mathias da Silva agradeceu ao apoio de todos e o envolvimento. “Tentamos conscientizar a todos da necessidade de cuidar do planeta”, afirma.

Durante a tarde ainda teve a exposição de desenhos de alunos do 1º ao 4º ano e a revelação dos ganhadores do VI Concurso Fotográfico, o qual envolveu alunos do 5º a 9º ano. As atividades foram organizadas pela secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater e a secretaria da Educação, Cultura, Turismo e Desporto.

Projeto ambiental

O prefeito Paulo José Grunewald destacou o programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Assuntos Estratégicos do G8 (Cipae G8), em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). “Fazer a correta separação do lixo orgânico e seco, evitar a poluição de rios, arroios e nascentes são iniciativas que precisam ser aprimoradas”, diz.

Guardiões da Árvore Sagrada

A história, embora voltada ao público infantil, traz uma importante mensagem para toda a família. Trata-se de uma jornada repleta de aventuras, cujo cenário é o planeta Terra num futuro apocalíptico, transformado em escombros e lixo espalhados por toda a parte.

Para a bióloga Camila Doebber as atividades tem a missão de despertar a consciência ambiental em toda comunidade. “Precisamos cuidar sempre, todos os dias do ano e da nossa vida. Assim conseguimos transformar o nosso lugar em um espaço melhor para viver”, afirma.

Fotos e texto Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Forquetinha
Mais fotos e vídeos na página da Prefeitura no Facebook