Projeto ensina hábitos saudáveis

Desenvolvido em parceria com o Sesc, ações enfatizam saúde bucal

Melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Este é o objetivo do Projeto Sesc Sorrindo para o Futuro, desenvolvido pela secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social em parceria com o Sistema Fecomércio-RS/Sesc.

A iniciativa envolve os alunos da rede municipal. Conforme a dentista Camila Arrosi as ações desenvolvidas em sala de aula estimulam a criação de uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde.

Nas últimas semanas foram realizadas visitas às turmas do pré ao 4ºano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello. “Repassamos orientações sobre a importância de manter a saúde bucal, como fazer e os benefícios”, destaca.

Entre as ações em desenvolvimento, Camila ressalta a realização de palestras e atividades práticas com o mascote do programa, o Joca e a técnica em saúde bucal do Sesc, Neusa Gall. Nos encontros é demonstrada a forma correta de escovar os dentes e feita a distribuição de kits com escova, fio dental e flúor.

“A higiene é questão de hábito”

Para Camila os pais precisam ficar atentos à saúde bucal dos filhos. “Devemos marcar consulta com o dentista a partir do nascimento do primeiro dentinho. Isso ocorre por volta dos 6 meses de idade e é necessário repetir este procedimento pelo menos duas vezes por ano”, orienta.

Segundo ela, a cárie é uma das doenças mais comuns entre as crianças e adolescentes. “O motivo é o contato precoce com doces, balas, goma de mascar e refrigerantes”, afirma.

Para evitar problemas, aconselha criar hábitos de higiene desde cedo, já a partir do nascimento, com fralda de pano ou gaze limpa ou com uma escova de dente umedecida em água filtrada ou fervida. “É uma questão de hábito. O projeto ensina e enfatiza a importância disso e faz eles adotar a rotina para o resto da vida”, entende.

O que é

O Programa Sesc Sorrindo para o Futuro é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Pioneiro no Brasil, o projeto tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis.

Foto e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha