Culto Crioulo chega a 8ª edição

A Congregação Luterana Concórdia organiza para o dia 19, a partir das 20h, no salão da comunidade, mais uma edição do Culto Crioulo. A atividade integra os festejos farroupilhas da cidade.

Conforme o pastor Elmer Teodoro Jagnow, o encontro foi criado tendo em vista o número de entidades e pessoas ligadas à cultura tradicionalista. “Após a celebração, teremos um jantar de confraternização entre os participantes”, adianta.

Segundo Jagnow, além do espaço característico a ser montado, os hinos cantados, as orações, a liturgia e as leituras usadas no culto seguem a língua gauchesca. A cruz usada é rústica e simboliza a religiosidade do gaúcho no passado. “Após a confissão dos pecados, duas pessoas amarram na cruz um lenço branco e outro vermelho simbolizando que Jesus Cristo, com o seu perdão, também é a forma de reconciliação entre grupos e povos”, destaca.

Os lenços lembram a disputa entre dois grupos políticos na época, Chimangos (lenço branco) e Maragatos (lenço vermelho), na revolução de 1923.

Foto e texto Assessoria de COmunicação da Prefeitura de Forquetinha