Orgânicos unem saúde com bons negócios

Produtos são cultivados sem agrotóxicos e destinados para a merenda escolar

A busca por uma alimentação saudável e a crescente preocupação com a preservação ambiental tornam a agroecologia um negócio promissor. Na propriedade de Sélio Guzon, 73, em Bauereck, a produção de alimentos orgânicos garante uma renda extra para a família.

São cultivados couve-flor, alface, cenoura, salsa, temperos, brócolis, beterraba, couve, rabanete, laranja, bergamota, morango, melancia entre outros. “Não aplicamos nenhum tipo de veneno. O controle de pragas é feito com produtos naturais. Exige dedicação e muito trabalho, mas é recompensador”, afirma.

E o resultado são alimentos mais saudáveis e a certeza de oferecer aos consumidores um produto cheio de benefícios. “Além do lucro, temos mais qualidade de vida. Vivemos tranquilos e tendo a certeza da origem e procedência do alimento consumido e vendido, sem causar mal a ninguém”, observa.

Boa parte da produção é destinada para a merenda escolar ou vendida diretamente para famílias do município. “É um excelente projeto. Além da orientação técnica, temos mercado garantido e ajudamos a criar novos hábitos alimentares desde a infância”, entende.

Além dos hortigranjeiros, Guzon produz mel, cachaça e vinho artesanal.

Novos hábitos

Com a implantação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), muitas famílias tiveram a oportunidade de ampliar a produção e a renda. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Adair Pedro Groders, boa parte da merenda consumida nas escolas é oriunda de propriedades do município. “Este programa ajuda a diversificar e incentiva as pessoas a cuidar mais da alimentação”, comenta.

Para criar uma cultura voltada para a agroecologia, foram instituídas hortas escolares nas quais os alunos ajudam a plantar e colher produtos. Ainda são desenvolvidos mais de 40 programas de incentivo para auxiliar as famílias a incrementar a receita e promover a sucessão.

Foto e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha