Profissionais alertam para os riscos do câncer de mama

Evento conscientiza mulheres da importância de fazer o autoexame e os exames preventivos

Levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019. Com o propósito de alertar e conscientizar as mulheres para a importância da prevenção, a equipe da Secretaria de Saúde, Habitação e Assistência Social organizou uma tarde de conversa na última semana.

Realizado no Complexo Vida Saudável, o evento reuniu diversos profissionais para falar sobre a doença, o tratamento e a chances de cura quando o tumor é descoberto precocemente.

A psicóloga Laís Schwarz e a assistente social Fabiola Fagundes, da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN), de Lajeado, falaram do trabalho de assistência prestado pela entidade e as formas de prevenir a doença. “O câncer não apresenta sintomas nos estágios iniciais e a detecção precoce aumenta consideravelmente as chances de cura do paciente”, alerta Laís.

Entre as principais causas destaca o histórico familiar, sedentarismo, a obesidade e o tabagismo. Laís evidencia a importância de realizar exames preventivos e manter uma rotina saudável, com boa alimentação e exercícios físicos. “Precisamos nos cuidar, perder o medo”, observa.

Aumento dos casos

A AAPECAN ajuda mulheres diagnosticadas com a doença faz 14 anos no Vale do Taquari. Atualmente tem 880 cadastros. “Oferecemos apoio psicológico, estadia e quatro refeições”, detalha.

Outro fato que chama atenção é o aumento dos casos entre mulheres mais jovens, com idade mínima de 35 anos. A secretária de Saúde Heidi Grunewald destaca os projetos em andamento para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Temos uma equipe multidisciplinar que foca a prevenção”, afirma.

“Temos que nos cuidar”

Maria e Leonora Heisser, de Vila Brass elogiam os projetos e as ações desenvolvidas pelo município. Segundo Maria, é importante organizar este tipo de eventos para esclarecer dúvidas e incentivar as pessoas a buscar ajuda.
“Aqui temos, além de excelentes profissionais, uma estrutura de apoio invejável: academia, piscinas de hidroginástica, dentista e encontros nas comunidades. Tudo ajuda a nos cuidarmos melhor e ter mais saúde”, entende.

Fotos e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha