Lâmpadas de LED melhoram segurança

Moradores elogiam projeto do Executivo que beneficia as comunidades de Vila Storck, Born e Centro

Enquanto tomam chimarrão na varanda da casa, Ademar e o filho Paulo Johann, de Vila Storck destacam a importância do projeto de instalação de lâmpadas de LED. “Moramos bem na curva e cansamos de ver acidentes. Uma vez um motorista até derrubou nosso muro. À noite sempre estava tudo escuro e quem não conhecia o trecho, corria sérios riscos”, destaca Ademar.

Após os equipamentos entrarem em funcionamento na semana passada tudo melhorou. “Toda área está iluminada e bem sinalizada. Aumentou muito a segurança, tantos para os pedestres como para os motoristas que transitam pelo local”, afirma Paulo.

No Bairro foram instalados 15 novos pontos nesta primeira etapa, entre a divisa com Lajeado até a Sociedade de Cantores Carlos Gomes. Na próxima, a administração pretende licitar a compra de mais 40 unidades para colocar entre a antiga Escola Adolpho Hubner até a entrada do Britador da Construtora Giovanella, na Várzea e na Vila Prass.

“Estávamos no escuro”

A dona de casa Clarice Born, de Vila Born está ansiosa pela conclusão dos trabalhos. Moradora próxima ao pórtico de entrada destaca a importância da obra. “As lâmpadas comuns duram pouco tempo e voltamos a ficar no escuro. Tendo a rua iluminada, ficamos mais protegidos, pois constantemente a comunidade é alvo de ladrões”, relata.

No local serão colocados sete pontos. Outras 111 luminárias serão instaladas na área central da cidade.

Cidade mais bonita e segura

Conforme o prefeito Paulo José Grunewald, o maior objetivo do projeto é trazer mais segurança aos usuários, tanto pedestres como motoristas no período da noite.

“O sistema antigo estava ultrapassado e a manutenção se torna muita onerosa. Com esse novo modelo, além de deixar a cidade mais bonita, temos mais segurança. Sem falar a economia, pois esta tecnologia consome bem menos energia elétrica”, observa.

Nesta etapa são aplicados R$ 109 mil com recursos próprios.

Em tempo

Em janeiro foi finalizada a primeira etapa do projeto na Avenida Martin Luther, no Centro. No local foram colocados 12 postes com luminárias entre o Posto de Gasolina do Tuia e a curva da comunidade evangélica. A potência das lâmpadas é de 150 watts, com vida útil de 50 mil horas. O investimento, com recursos próprios, chegou a R$ 60 mil.

Fotos e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha