URGENTE! A ORDEM É FICAR EM CASA E SÓ SAIR EM CASO DE URGÊNCIA

DECRETAMOS ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

O município decreta estado de calamidade pública e adota novas medidas para o enfrentamento de emergência ao surto epidêmico de coronavírus Covid-19. A decisão aconteceu de forma conjunta na manhã dessa sexta-feira, 20, durante reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT. Uma das medidas imediatas decreta a restrição do funcionamento de bares, restaurantes e lancherias até às 20h, a partir de hoje, com possibilidade de agendamento e tele-entrega após esse horário.

COMÉRCIO e ESCOLAS: A partir de segunda-feira, 23, estão proibidas as atividades e serviços privados não essenciais, com fechamento de lojas, academia, bares, casas de festas e ginásios esportivos. Da mesma forma, o fechamento total de escolas. Seguem funcionando farmácias, mercados, agências bancárias, lotéricas, restaurantes, postos de combustível e locais de alimentação desses espaços, respeitando o limite de horário até às 20h e regras básicas de higienização detalhadas no decreto.

HORÁRIO ESPECIAL - Os estabelecimentos de alimentação (mercados, armazéns, restaurantes e padaria), deverão adotar medidas restritivas de acesso ao público e estabelecer e divulgar horário especial de atendimento exclusivo de pessoas do grupo de risco (mais de 60 anos).

VELÓRIOS: Fica determinado o período máximo de quatro horas para a realização de velórios, com restrição para familiares e pessoas mais próximas, para não formar aglomerações.

FESTAS E EVENTOS - A prefeitura recomenda o cancelamento de atividades sociais particulares como festas de aniversário ou casamentos com aglomeração de pessoas.

SERVIÇOS DE SAÚDE: A Secretaria Municipal da Saúde concentrará os atendimentos para suspeitos de coronavírus no Posto de Saúde. O procedimento padrão em caso de suspeita de coronavírus é se isolar o máximo possível, de preferência em casa, e não ter contato com outras pessoas para evitar a contaminação. Não precisam vir até o Posto. Basta nos ligar que vamos até a casa. O telefone de contato é (51) 3613-2328 ou (51) 9.9701-0096.

Telefones para contato de emergência

Secretaria da Agricultura – 9.8585-7170
Secretaria de Obras – 9.8450- 1384