Aulas trazem mais saúde e renovam autoestima

Secretaria de Saúde oferece atendimento gratuito aos pacientes com recomendação médica

Luciano Scheibe, 60, pratica hidroginástica para ganhar massa muscular após duas cirurgias no quadril. Antes disso, ainda fez a bariátrica, onde conseguiu reduzir o peso de 140 quilos pela metade. “Eu voltei a viver, a fazer exercícios, a ter disposição. Minha autoestima é outra. Hoje consigo subir e descer escadas, caminhar e quero voltar a andar de bicicleta”, antecipa.

Elogia a estrutura disponível e destaca a importância de oferecer a especialidade a quem necessita. “Até voltei a dançar, coisa que não fazia faz dez anos. É realmente um exercício completo”, afirma.

Com problemas de nervo ciático e reumatismo, Ana da Costa, 61, participa das aulas semanalmente. “Minha médica ficou surpresa ao saber que aqui a gente tinha hidroginástica e gratuitamente. Logo recomendou fazer. Me sinto ótima, mais feliz e com muita disposição”, conta.

Exercício completo

De acordo com a educadora física e professora de hidroginástica Mariel Machado Melo, são inúmeros os benefícios para saúde, dentre eles a perda de peso, melhora da circulação, da respiração, da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, dos ossos, aumento da coordenação motora, preservação as articulações, prevenção de doenças cardiovasculares e promoção do bem-estar físico e social.

“Dentro da água é possível desenvolver os principais grupos musculares, perder aqueles quilinhos indesejáveis, além de mandar o estresse para bem longe”, acrescenta.

Benefícios

- Melhora a circulação devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia, e como resultado, o coração funciona de forma mais eficaz;
- Melhora a flexibilidade do corpo devido ao aumento da amplitude dos movimentos realizados;
- Aumenta a capacidade de coordenação motora ao serem realizados exercícios ritmados movendo braços e pernas contralaterais.

Para saber

As aulas, em virtude da pandemia do Coronavírus, estão suspensas por tempo indeterminado. Atualmente existem mais de 30 pacientes inscritos, divididos em duas turmas e todos com indicação médica.
As aulas são ministradas nas quartas-feiras, das 14h30min às 15h15min e das 15h30min às 16h15min.

Fotos e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha