Junta recebe visita de orientação técnica

Na tarde de segunda-feira o município recebeu uma Visita de Orientação Técnica (VOT), feita por uma equipe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM), de Porto Alegre.

O secretário da Administração Roberto Luis Müller e a responsável pela Junta Militar Tatiane Simone Juchum, receberam no gabinete do prefeito o chefe do PRM, Tenente Coronel Adilton Cardozo Nunes e o Delegado do Serviço Militar, 1º Tenente, Cícero Clarindo Teixeira.

A visita integra o cronograma de orientações técnicas feitas em toda a jurisdição da 8ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM).

Na ocasião, foram repassadas algumas orientações. “Embora o prazo tenha sido prorrogado, é importante orientar os jovens a fazer a inscrição o quanto antes para evitar transtornos de última hora. Quem não fizer está sujeito a multa”, observa Nunes.

Prazo encerra em setembro

Governo Federal prorrogou o prazo para o alistamento militar obrigatório de 2020, em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19.

A apresentação é obrigatória para os brasileiros do sexo masculino no ano que completam 18 anos de idade e deve ser feita normalmente nos primeiros seis meses do ano.

Para se alistar, o jovem deve acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar localizada na prefeitura. “Em cinco minutos ele preenche todos os dados e sem a necessidade de sair de casa ou correr riscos desnecessários com a Covid-19”, observa Teixeira.

Caso o cidadão perca o prazo do alistamento, está sujeito a multa e ficará em débito com o Serviço Militar. Assim, não poderá, por exemplo, obter ou renovar passaporte, inscrever-se em concurso público ou ingressar no serviço público, obter carteira profissional, assinar contrato ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Foto e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha