“Esta calçada traz segurança aos pedestres”

Enio Schneider mora em frente ao Parque de Exposições Christoph Bauer, em Bauereck, e acompanha as obras de construção da calçada na ERS-424 com entusiasmo. “Vai trazer segurança aos pedestres, um dos melhores projetos da atual gestão. Sem acostamento, caminhar pelo trajeto é muito arriscado”.

Lembra de um acidente ao longo do trecho quando se deslocava de bicicleta. Com a força do vento gerada por um caminhão carregado com suínos caiu um barranco. “Poderia ter morrido. Fui um susto muito grande e depois disso passei a caminhar dentro do parque”.

Segundo o secretário do Planejamento Vianei André Noll, o projeto interligada o parque a área central, até a nova ponte sobre o Arroio Alegre. A obra é executada com recursos próprios e recebe investimento de R$ R$ 298,8 mil.

A calçada terá uma extensão de 1,7 mil metros e 3,4 mil metros quadrados. Ainda serão instaladas lâmpadas de LED. “Permite caminhar pelo espaço também no período da noite, seja para praticar exercícios ou voltar do trabalho”.

Mesmo sendo de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) a execução destas obras, o município se sensibilizou com o pedido dos moradores e com autorização do governo estadual, está executando o projeto. “Temos a obrigação de melhorar a segurança dos nossos munícipes. Já temos duas mortes ao longo da via, não queremos que isso se repita”.

Para saber

O asfaltamento dos 15,6 quilômetros que ligam o município a Forquetinha, pela ERS-424 foi concluído em 2013. Na sua maior parte, a rodovia não possui acostamento, o que aumenta o risco de acidentes. Somente no trajeto entre a ponte do Bauereck e a área central já foram registradas duas mortes.

Foto e Texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha