Abertura de reservatórios ameniza falta de água

Diante do agravamento da estiagem e da falta de chuvas em toda região, as máquinas da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Urbano e Rural trabalham na abertura de poços e reservatórios de água no interior para o consumo dos animais.

Conforme o secretário Mércio Ludwig, as pancadas de chuvas registradas nos últimos meses são insuficientes para recuperar as fontes, açudes e nascentes.

“Se compararmos o volume de chuvas entre 2019 e 2020 registramos um déficit de pelos menos 500 milímetros. Por isso pedimos que todos ajudem a poupar água, tanto na cidade como no interior para evitar a falta em alguns momentos do dia.”

Em algumas localidades onde os poços artesianos registram ampla queda na vazão um caminhão pipa abastece os reservatórios, como é o caso de São Vitor, Picada Schussler, Arroio Abelha I e Arroio Abelha e parte de Araguari.

Os pedidos de abertura de reservatórios ou transporte de água para consumo de animais com o caminhão podem ser solicitados diretamente na secretaria ou pelo telefone (51) 3613-2174, em horário de expediente.

Reparos na rede

Em caso de vazamentos de água ou mesmo a falta dela a população pode ligar diretamente para ao funcionários responsáveis em fazer a manutenção da rede de poços administrados pelo município.
Os telefones são (51) 9.8494-5112 (Carlos Kern) e (51) 9.8440-8766 (Lauro Doerzbacher).

Ajuda a poupar água

No banho, molhe o corpo, feche a torneira, ensaboe-se, coloque xampu e enxague o corpo rapidamente;

Desligue a água enquanto escovar os dentes e fizer a barba;

Conserve a descarga regulada e conserte vazamentos;

Não jogue lixo nem papel higiênico no sanitário para não entupir os encanamentos,nem ter de usar mais água na descarga;

Antes de abrir a torneira da pia da cozinha, passe a esponja na louça, talheres e panelas;

Use somente um copo para beber água;

Só ligue a máquina de lavar roupa ou use o tanque com a capacidade total. Espere juntar roupa suficiente para isto;

Molhe as plantas com regador;

Varra a calçada. Se houver sujeiras localizadas, use balde e pano;

Instale reservatórios para captar água da chuva;

Avise a equipe da Água em caso de vazamentos.

Fotos e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha