“Vacina renova nossa esperança”

Ao todo foram recebidas cinco doses da CoronaVac e serão aplicadas em profissionais de saúde

O município aplicou ontem a primeira dose, das cinco vacinas retiradas na 16ª Coordenadoria Regional da Saúde, em Lajeado.

Conforme o prefeito em exercício, Grasiani Galli (MDB), as vacinas da CoronaVac serão aplicadas em profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia, conforme critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A técnica em enfermagem Viviane de Souza Almeida Silveira foi a primeira pessoa vacinada.

“Ao iniciar a vacinação renovamos a nossa esperança em ter dias melhores. Temos um longo caminho pela frente e por isso é fundamental manter todos os cuidados.”

Os cinco profissionais que receberão a vacina têm a segunda dose assegurada, mesmo que estas ainda não estejam disponíveis no município. Ela será aplicada num período de 20 a 30 dias após a primeira dose.

Reforçar cuidados

De acordo com Galli ainda não existe previsão de uma nova remessa de doses chegarem e por isso entende ser fundamental reforçar os cuidados com a prevenção, como uso de máscara, álcool gel, higienizar as mãos com frequência e distanciamento social. “Pedimos paciência, pois infelizmente não há como precisar quantidades e prazos para nova aplicação.”

A ordem de quem será vacinado é definida por meio de norma técnica do governo federal e precisa ser seguida à risca. O Executivo não pode estabelecer uma ordem de vacinação diferente.

Conforme chegarem novas doses e tendo a definição de quem faz parte do grupo prioritário, a vacina será aplicada. A secretaria da Saúde fará a comunicação através de suas mídias digitais (site e facebook).

Importante

- Toda campanha será executada de acordo com as orientações do Estado, mediante 16ª CRS;

- Existem grupos de risco que foram elencados e terão prioridade na vacinação. Estes foram definidos pelo Estado e serão vacinados conforme as vacinas chegarem;

- Até o momento não temos previsão ou informação sobre receber mais doses;

- Toda e qualquer novidade com relação a novas doses, público a ser vacinado ou qualquer outra informação importante, será comunicado ao setor de imprensa para divulgação à população pelas redes sociais e meios de comunicação da região;

- A secretaria da Saúde, reitera que é necessário manter as medidas de segurança, como distanciamento, uso de máscaras, álcool gel, evitar aglomerações e manter todos os demais cuidados já conhecidos;

- Pacientes com sintomas devem entrar em contato por telefone no número (51) 3613-2328 para receberem as primeiras orientações;

Para saber

As primeiras vacinas começaram a ser aplicadas no país no último domingo, 17, na cidade de São Paulo. Chegaram ao Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira, 18 e posteriormente foram distribuídas aos municípios, que iniciaram a vacinação.

Neste primeiro momento, o Vale do Taquari recebeu 4.240 doses que foram distribuídas pela 16ª Coordenadoria Regional da Saúde aos 37 municípios da região.

Leia mais em: https://grupoahora.net.br/conteudos/2021/01/21/vacina-renova-nossa-esperanca-diz-primeira-imunizada-em-forquetinha/

https://independente.com.br/forquetinha-aplica-a-primeira-dose-da-vacina-coronavac-no-municipio-2/

 

Fotos e texto Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha