Campanha alerta para o perigo da dengue

Meta é sensibilizar as pessoas quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti

O Departamento de Vigilância Sanitária intensifica a divulgação da campanha sobre os perigos da dengue, zika e chikungunya. A mensagem estará presente no site do município, redes sociais e demais meios de comunicação do Vale do Taquari.

Conforme a responsável pelas vistorias e coordenação do projeto, Jaqueline Seibel, o objetivo é sensibilizar a população quanto à prevenção e o combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Embora o município não registrar nenhum foco com larvas há um ano, as três doenças podem provocar sequelas graves e até a morte. “Temos um aumento gradativo em todo Estado e na região. Por isso entendemos ser fundamental e necessário aprimorar o trabalho de vigilância e alerta com todos. Se cada um ajudar, conseguiremos manter este índice.

Segundo Gustavo Bildhauer, Fiscal Sanitário e Ambiental, a campanha tem por objetivo reforçar a mensagem de que a prevenção é uma responsabilidade de todos, principalmente da população.

O lançamento da estratégia nesta época busca mobilizar as ações para o período do verão, época de maior ocorrência dos casos. “Por isso é importante não deixar água parada, manter as lixeiras tampadas e preencher os vasos de flores, locais onde a proliferação é mais comum.”

Recorde de casos

O Rio Grande do Sul, de acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS/RS), registrou 3.613 casos até a primeira semana de janeiro. Ainda ocorreram seis mortes, maior índice da série histórica.

A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Cynthia Molina Bastos, afirma que o aumento dos casos de dengue no RS acompanha a elevação geral no Brasil. Conforme Cynthia, o avanço da doença tem relação com o relaxamento da sociedade com cuidados básicos, como remover a água de recipientes, e o momento de atenção especial à Covid-19.

“Assim como se nega a Covid, tem pessoas que negam o mosquito. As equipes seguem trabalhando durante a pandemia, mas há maior dificuldade de sensibilizar a população para a importância de combater o mosquito.”

Sintomas

Dor muscular e nas articulações

Dor de cabeça

Febre alta

Dor atrás dos olhos

Fraqueza e cansaço

Perda do paladar e apetite

Náusea, vômitos e tontura

Vermelhidão no corpo e coceira

Importante - Pacientes com suspeita de doença devem procurar assistência médica.

Medidas simples e eficazes

Tampe os tonéis e caixa d'água

Mantenha as calhas limpas

Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo